Quem sou eu

Minha foto
Recife, PE, Brazil
Que ecos são esses que me aprisionam? Eu falo e sinto os sons do passado. São ecos meio dissones. Como se eu lembrasse apenas dos instantes: instante infinito. Uma amnésia particular que só eu e eu vamos lembrando aos poucos e esquecendo novamente. E aí eu canto dissonante e renasço a cada lembrança que vem de outrora e do futuro também: por isso sou caleidoscópico. Eu giro e giro. Mudo de cor. E Deus com seu diapasão dá o tom perfeito. Só que eu sou rebelde e insisto desafinado. Aí os ecos voltam novamente, por insistência minha, só para eu sentir Deus mais uma vez.
"...Uma poça contém um universo. Um instante de sonho contém uma alma inteira." Gaston Bachelard

FRAGMENTOS NA MADRUGADA

Ao som de “ Run to you”, na voz de Whitney Houston

: Psiu! Essa foi a mensagem que recebi, depois de ter passado o domingo todo no caos. Apenas ri ao ler. Quer dizer: fiquei encantado. Nunca um psiu fez tanta diferença em minha vida. Algumas horas depois, recebi outra mensagem: Psiu 2. Fiquei encantado 2 vezes. Logo em seguida o meu celular tocou:
- Oi, guri!
Nunca, nunca mesmo me chamaram assim. Meu nome? Não o tenho, pois podem me transformar em uma coisa que eu não quero. Dêem o nome que quiserem.  Até porque, agora me chamo “guri”. Alguém me intitulou assim. Foi você:
- Você me transformou num menino.
- Isso não é bom?
- Acho que sim.
- ideia de alegria e sorrisos e molecagem e pureza.
            Conversamos um pouco e perguntei:
- Quando enviarás o 3º psiu?
- Hoje após as 23:00h
Despedimo-nos e foi assim que desliguei o celular, na verdade foi você que assim o fez, eu continuei com o celular ao ouvido esperando um eco de sua voz. Será que você também quis escutar meus ecos? Não poderia deixar que você o fizesse, pois descobriria mais de mim.
...
...
            Fiquei esperando e nada.  Era mais ou menos meia noite. De repente chega uma mensagem no meu celular vindo de você: Cheguei em casa. Será que isso era o 3º psiu? O celular toca:
- Oi, guri.
            Ouvir isso me deixava encantado. Eu já falei isso antes, porém gosto de ser redundante. Ser chamado de guri por alguém 10 anos mais jovem que eu rejuvenescia minha alma.
- Você realmente tem uma voz boa para trabalhar com telefonia. Eu disse.
- Nada disso. Haja paciência com os clientes. (Pausa) Adoro escutar sua voz.
- Por quê?
- Não sei explicar.
- Eu te explico. Tenho o dom de tocar na alma.
- Falas coisas que me aproximam mais de ti
- Faça-me alguma pergunta?
- prefiro te ouvir.
- falo muito.
- Prefiro assim. A não ser que me perguntes.
- Não tenho perguntas.
- então fale.
- Tudo bem, eu perguntarei. O que está lendo nesse momento?
- “O outro lado da meia noite”, de Sidney Sheldon.
-  hum... eu...
- deixa te dizer algo.
- Pensei que você queria me ouvir. Tudo bem, diga.
- Quando eu for trabalhar sentarei e ficarei pensando em ti, guri. O meu trabalho fica num prédio em frente ao seu. E pensarei em nós dois. O que divide o meu prédio do teu é apenas um rio com águas verdes, talvez indicando esperança.
            Eu fiquei pensando no que ouvira. Como você me surpreende. Fiquei olhando sua foto e a sua boca. Beijei-a, só podia ser assim, pelo menos por enquanto. E você nesse momento estava realmente falando ao meu ouvido, pelo celular, mas estava. Isso é fato. Perguntei se podia ler algo que por acaso havia anotado dia desses, apesar de não acreditar que o acaso exista. Eu disse isso a você. As coisas simplesmente acontecem. Só que fiquei com vergonha de começar a ler. Acho que na verdade não era vergonha, e sim, plasticidade. Falo no sentido de ser ouvido e depois ser jogado fora. Queria era ler olhando pra você, assim tipo me vendo em seus olhos. Aí você falou que eu não ficasse com vergonha. E li o texto do escritor Caio Fernando que dizia assim: “...e de tudo
indo embora e fugindo e se perdendo — e o amor sem acontecer, quando estou
assim todo maduro, e limpo, e pronto, e luminoso como uma maçã no galho,
pronta para ser colhida. Ninguém estende a mão para a maçã, pouco antes de
começar o processo de apodrecimento.” Ficamos em silêncio. Quase que as lágrimas desciam de mim: não quero apodrecer! Você falou-me de profundidade. Aí pensei: alguém tocará em meus vazios? Não. Ninguém consegue. É muito obscuro e abissal. Você olhou-me nos olhos, pelo menos foi assim que imaginei com o celular ao ouvido e disse-me: fiquei feliz pela leitura. Foi aí que você falou que era hora de dormir:
-Você concorda?
- Tudo bem, vamos!
            Despedimo-nos, trocamos beijos e xaus. Desligamos-nos, pelo menos materialmente, pois espiritualmente continuávamos ligados... Ainda disse a você:
- Depois te colocarei um nome, já que me transformastes em algo que acreditavas ou acreditas que eu seja.
            Mandei uma mensagem ao teu celular: Por enquanto, agora, meus vazios são flores. Obrigado!
Você respondeu-me:
- Psiu... bons sonhos.
            E...
Dayvson Fabiano
Maio/2011


|

2 comentários:

Rhayssa Lima disse...

oooown, Dayvinho! Foi a coisa minha linda que li nos últimos tempos, sabias?
Adoro o que vc escreve e como escreve.
Ai, Ai!!!

Dayvson Fabiano disse...

Amiga,como fiquei feliz em ver teu comentário. Estou me sentindo o cara, pq o comentário veio de uma pessoa de alma sensível e inteligente. Obrigadoooooooooo...Abreijos!!!

Postar um comentário